Voodoo

  • dudu asnarium Voodoo makaya

Voodoo

Vodu Vodum Vadou Vodoun

O culto ancestral negro

Religião afro-americana

     
VOODOO
O Voodoo é universal
 
O que é Voodoo?
 O Voodoo é um sistema de crenças e filosofia multicutural com práticas rituais para o desenvolvimento espiritual e social de uma família ou comunidade.
O voodoo tem costumes e práticas de origem africana e regiões diversas como Kongo, Togo, Ghana, Benin, daome. Origens europeias e regiões como França, Bélgica, Itália, Irlanda e influências de origens americanas.
O sistema Voodoo sempre envolveu uma complexidade ritual e formou intercâmbios com diversas práticas ao longo do tempo. Resistindo como prática pluriversal, adaptável e expansiva.
O Voodoo é um culto transformador mental, ajudando pessoas no despertar da consciência e no conhecimento interior.
O VOODOO como culto defende o direito na liberdade de crença, cultura e a prática de feitiçaria como instrumento de defesa espiritual e vetor espiritual para superação de obstáculos e realização pessoal, famíliar ou comunitária na defesa da sua manifestação de fé e como homenagem de representação aos ancestrais e aos antepassados divinizados.  Através de botânica Voodoo e utilização de ervas, banhos energéticos, pós Voodoo, garrafadas Voodoo e medicinas, rituais diversos para o amor, o trabalho e outros inúmeros casos que fogem a compreensão e a tradução imediata do ser humano e desta forma busca intervenção espiritual através de Feitiços ou feitiçaria.1
O VOODOO COMO FILOSOFIA:
O Voodoo segue uma filosofia familiar sanguínea ou de afinidades espiritual.
Visa a manutenção de práticas e costumes de culto de um local como referência ou tradição.
Acredita-se numa força universal geradora de partículas que são vistas como faces de um mesmo Deus ou ainda conhecido como espíritos divinos.
Divididos em classes e linhagens estes espíritos conferem ordem ou desordem nos diversos assuntos sociais espiririais regidos através da lei espiritual que gera fenômenos e experiências na vida humana e que são necessários para a evolução na crença Voodoo.
Assim podemos entender melhor que  o Voodoo apesar de ter práticas animistas e politeístas, se estrutura como uma filosofia religiosa monoteísta pelo fato de acreditar que todas as forças espirituais são extensões de uma única forma geradora que não é acessível ao povo ou raramente é acessível.
A filosofia Voodoo acredita que cada um tem um DNA espiritual e respeita a diferença de seguimento de cada pessoa. Acredita-se no Voodoo que tem pessoas que necessitam ser iniciadas e direcionadas para uma missão, outras tem envolvimento de cargos e cooperação, outros são fiéis sem necessidade de iniciação.
O Voodoo está aberto a todos mesmo que ofereça oportunidades diferentes, mas sempre com uma explicação que tem nexo dentro da filosofia Voodoo.
A filosofia Voodoo trabalha muito a mente, o desenvolvimento pessoal e espiritual, a relação alimentar e o alimento para o espírito, a descendência espiritual e a missão espiritual, a palavra, o respeito e o trabalho.
A filosofia Voodoo não prega e nem trabalha com a dicotomia de bem e mal como parâmetro de prioridade a ser seguido. O Voodoo tem o princípio de visualizar todos por igual, não subestimar e entendemos que o apontamento de bem e mal conota uma ação de superioridade em detrimento de desmerecer outro. O Voodoo acredita numa força central divina ou “Deus” neutro que assiste a tudo. Está força central divina se desdobra na força universal planetária e na força universal espiritual. Formando assim o triângulo do conhecimento, a pirâmide da sabedoria que explica Deus como força central geradora, força central toda poderosa e força central manifestada (chfsmada de espírito).
Quem pensa desta forma ou próximo disso estará alinhado com o caminho Voodoo.
Acreditamos no senso crítico, na análise de cada situação para a busca de solução espiritual sensata e eficiente para tratamentos da mente, corpo e espirito.
A filosofia Voodoo defende o direito de manifestação e liberdade de culto e religião.
A filosofia Voodoo auxilia a pessoa para descobrir sua força espiritual e como utilizar de maneira consciente e responsável para atingir o sucesso, independente do conceito.
A filosofia voodoo está centralizada na sinceridade, pois acreditamos que pessoas esclarecidas, orientadas e conscientes se tornam pessoas saudáveis psicologicamente e espiritualmente, sabendo lidar com os eventos e a realidade da vida sem destituir dos objetivos e desafios.
 
Através do Voodoo se aprende educação espiritual, descendência espiritual, ritualística Voodoo, noção alimentar, artes sobre o Voodoo, comunicação, o desenvolvimento profissional, leis espirituais, símbolos e linguagem, relação de família, herança espiritual e outros diversos assuntos que a filosofia voodoo trabalha.
O VOODOO COMO RELIGIÃO
O Voodoo como religião tem chamado espiritual e processo iniciático.
O voodoo como religião se preserva em seus mistérios e fundamentos através de organização familiar ou de sociedades que são chamadas de sociedades secretas, sendo estas sociais e em outras espiriruais.
O Voodoo como religião organiza os espiritos, divindades, lwas e djbs em sessões ou nações de culto divididas de forma agrupada para não misturar o fundamento ou o sentido da súplica.
O Voodoo consta de canções e orações.
Canções curtas muitas das vezes conhecidas como súplica.
Além disso trabalha com o firmamento e emprego sagrado de força da voz através do Conjure Voodoo.
E por último trabalha com Feitiços e magias para emprego, limpeza, amarração amorosa, união amorosa, afastamento, abertura de caminho, fechamento, separação, problemas de sono/vícios, questões de família, limpeza de ambientes/empresas, namoro, ataque no espiritual, prosperidade, proteção Voodoo, Voodoo doll e outros.
 
O Voodoo como religião compõe 3 níveis iniciáticos. Devendo ser observado a necessidade espiritual de cada pessoa ou indivíduo e as mensagens espirituais e orientações para cada pessoa.
 
 
ORIGEM E SIGNIFICADO DA PALAVRA VOODOO
( não confunda tradições ):
Voodoo é ortografia americanizada que conota e representa a religião de base africana. Assim como o Candomblé representa o nome de religião brasileira com base africana.
Vodun ou Vodoun (ortografia Beninense; Vodun / Vodum no Brasil; Vodou, Vaudou ou outras ortografias foneticamente equivalentes no Haiti; Vodu ou Vudu). Em português aplica-se aos ramos de uma tradição religiosa teísta-animista baseada nos ancestrais, que tem as suas raízes primárias entre os povos Ewe-Fon da África Ocidental, no país hoje chamado Benin, anteriormente Reino do Daomé, onde o vodun é hoje em dia a religião nacional de mais de 7 milhões de pessoas. Outros acreditam que o culto surgiu no kongo, região da África Central. Além da tradição fon, ou do Daomé, que permaneceu na África, existem tradições relacionadas que lançaram raízes no Novo Mundo durante a época do tráfico transatlântico.
Vodun da África Ocidental é chamado Vodun ou Vudun (assim escritas na língua fon do Benin e da Nigéria e na língua ewe do Togo e Gana; também escritas Vodon, Vodoun, Voudou, etc) é uma religião monoteísta tradicional da costa da África Ocidental, da Nigéria a Gana. É distinta das não-organizadas religiões animistas tradicionais, do interior desses mesmos países, bem como de diversas religiões muitas vezes com nomes semelhantes da diáspora africana no Novo Mundo, como o Vodou Haitiano, e semelhante ao Vudu da República Dominicana, Candomblé Jeje no Brasil (que utiliza o termo Vodum), Voodoo da Luisiana, Voodoo do Mississipi e também pode-se listar o e falar do Voodoo americano que engloba outras regiões do sul dos estados Unidos, e Santería em Cuba, que são sincretizadas e as Religiões tradicionais africanas do povo Kongo, do rio kongo,do Pernambuco e de Angola.
Quando a palavra é maiúscula, Vodun, denota a religião. Quando não é, vodun, denota os espíritos que são centrais para a religião. “Voodoo” é o mais comum na ortografia da cultura popular americana. O Voodoo do Mississipi e a prática Voodoo em geral usa o termo Voodoo.
Vodun é praticado pelos Ewe, Kabye, Mina, Fon, e (com um nome diferente) também pessoas e fiéis do sudeste do Gana, meridional e central Togo, meridional e central Benin, sudoeste da Nigéria e região  do kongo. A palavra vodún (pronunciado vodṹ – ou seja, com um u nasal em um tom alto) é o Gbe (Ewe-Fon) para a palavra espírito. Na linguagem de uso da tradução Voodoo americana usa-se o termo spirit Voodoo ou lwa Voodoo para designar o espírito. Para designar a religião se usa o termo Voodoo no sul do continente americano. 
O Voodoo ou Vodu de nova Orleãns/New Orleans tem seu estilo próprio e embora seja também Voodoo americano tem suas diferenças e práticas. 
A palavra Voodoo se traduzida tem o significado de divindade nesta ortografia. Ou seja, tudo aquilo que se confere ser sagrado ou divino na palavra Voodoo.
 
LWA –  A FORÇA ESPIRITUAL VOODOO
Lwa é o nome como são conhecidas as divindades do Voodoo. Pelo português levam o nome de loa ou loas no plural.
No campo social brasileiro loas pode ser entendido como benefícios sóciais.
No paradigma voodoo o nome lwa é atribuído a divindades porque representa todo fenômeno ou manifestação cósmica de forca superior e que reflete nas sensações humanas.
Desta forma o lwa é associado a divindade pela manifestação original da sua natureza primordial.
Ao mesmo tempo que é visto como divindade, os Lwas podem ser entendidos no seu sentido mais profundo como leis espirituais. Leis que regem o universo e são caracterizadas através de nomes nas suas diversas apresentações.
Os elementos primários como água, ar, fogo e terra tem uma relação conjunta com as movimentações astrais e humanas.
Essas ocorrências das leis universais através de fenômenos se mostram através de ciclos temporais, trazendo ordem ou desordem a depender da visão social vivenciada e da evolução social do grupo em questão para superar os fatos.
O ser humano que também pode ser visto como ser divino se desenvolver as potencialidades do espírito e a saúde da mente para desenvolver dons e ter acesso a informações do inconsciente que podem trazer melhoria para si mesmo ou par o grupo/comunidade que está inserido.
Assim o ser humano consegue marcar épocas contribuindo para a identidade e avanço cultural de um grupo.
O processo de incorporação ou posse espiritual de uma pessoa é feita pelo ancestral ou pelo antepassado espiritual daquela referida família ou daquele grupo para manter a relação de continuidade e evolução.
Para estes ancestrais e antepassados dentro do culto damos os nomes de azaka, nlemba, erzulie, kalfou/kalfu, marassa, nkongo, simbi Makaya, Sobo, aiyzan, nsumbo, ntoto, agwe, nkakulu, loko, marinnette, ogoun, erzulie. Gede/guedeh, baron e mamman como antepassados.
No popular estes espíritos ficam conhecidos pelo nome de Lwas. Mas na realidade são forças ancestrais e antepassados divinizados por fazerem parte da cultura, do poder espiritual e da linhagem ancestral e divina de um grupo que foi beneficiado, orientado ou conduzido com a ajuda espiritual deste ou destes espíritos para vencer obstáculos, alcançar um dado sucesso econômico, social, político, sentimental ou até de saúde.
Estes espíritos divinizados são inúmeros, divididos em varias classes para receber as honrarias de adeptos, simpatizantes e iniciados. Também para atender pedidos e súplicas do grupo local ou dos seguidores a respeito de  interesses pessoais ou comunitários.
Como exemplo, podemos Falar que quando estamos a trabalhar com o ancestral aiyzan divinizado, estamos lindando com a lei da terra através do ancestral aiyzan e assim este atua como um lwa, uma lei espiritual possibilitando firmeza, solidez, produção, curas e outros direcionamentos. Existe mais de uma maneira de como se trabalhar com a terra e as leis de manipulação espiritual da terra para o direcionamento desejado. A terra de encruzilhada, a terra de mata, a terra do mangue, a terra de uma propriedade… Cada uma tem um poder a ser ativado e desenvolvido através do lwa aiyzan. Da mesma forma acontece com Sobo, nlemba, nkongo, kalfou, simbi Makaya. Quando trabalhamos com eles como lwa estamos promovendo a cerimônia litúrgica para que o ancestral divinizado atue pelo direcionamento da lei espiritual.
Em todas as causa, eu, Dudu Asnarium procuro compreender a natureza do espírito e sua amplitude de atuação.
A divindade é ampla e dinâmica, não é limitada para cabre dentro de um conceito discriminatório de bom ou mal.  Essa dicotomia é evitada.
O lwa ou a divindade se manifesta na sua natureza e necessidade do campo espiritual.
O número de divindades cultuadas depende da linhagem que cada casa segue e se tem relação espiritual para prestar honrarias para tais divindades.
Nem todas as pessoas precisam ser iniciadas para ser atendido pelos lwas ou divindades.
É preciso ter relação, confiança e fé.
De toda forma o ideal é sempre pedir orientação para entender o que se irá fazer ou se o procedimento precisa de uma pessoa mais experiente para executar.
Mas de toda forma a pessoa pode ser atendida, orientada e beneficiada pelo lwa ou pela divindade trabalhada.
Em geral podemos entender o lwa como leis divinas manifestadas que regem o universo.
E o que consagramos divindade é o ancestral ou antepassado divinizado para atuar com as forças dos elementos e leis da universais em benefício de uma ou várias pessoas.
 
Autoria e responsabilidade do texto:
Dudu Asnarium
Oráculos | Feitiços | Voodoo
São Paulo – SP
 

1 – conjunto de itens consagrados com intenção de direcionar um objetivo ou vontade de maneira espiritual através de conjunção e manipulação de energias.

Leia mais
O que é feitiço ou feitiçaria

Dudu Asnarium é um site de feitiçaria, magia, cultura e filosofia Voodoo.